Quem somos

SMV Pesca e Turismo

1. TURISMO DE PESCA

Opções para pescarias produtivas e bem planejadas: Amazônia, Pantanal, Araguaia, Uruguai, Argentina, dentre outras regiões.
Atuamos principalmente para aqueles pescadores e grupos que pouco tempo têm ou que não conhecem bem dos preparativos para uma pescaria.
Oferecemos completa assessoria na escolha do destino para cada época, ou a melhor época de acordo com o destino, equipamentos necessários etc.

-> EXPEDIÇÕES DE PESCA: Orientadas por especialistas, para os períodos que garantem os melhores resultados em cada região. Reservas com até um ano e meio de antecedência. Ideal para grupos, mas também em datas que permitem reservas avulsas.

-> PACOTES DE PESCA: personalizados para pequenos e grandes grupos, famílias, corporações e empresas. Basta informar-nos as preferências ou necessidades, destino ou região preferida, quantidade de pessoas no grupo, época pretendida para a pescaria e qualquer outra informação que julgar importante.

-> CRUZEIROS AMAZÔNICOS, a bordo do IATE AMAZÔNIA: Pesca Esportiva de julho até março e ecoturismo ano todo.

Saídas de Santarém (Pará)

De dezembro a agosto, os roteiros com saída de Santarém abrangem os rios Tapajós e Arapiuns, especialmente na região de Alter do Chão – o “Caribe Amazônico”, Rio Trombetas em Oriximiná. Esses roteiros proporcionam a chance de conhecer águas cristalinas e pescar em cenários únicos da Amazônia. E o próprio Rio Amazonas.

Saídas de Manaus (Amazonas)

De setembro a novembro, as expedições partem de Manaus aos principais rios da região, que podem ser escolhidos conforme a preferência do grupo ou do pescador. Entre os rios disponíveis estão: Rio Negro, Rio Apuaú, Rio Caurés, Rio Branco, Rio Amazonas, Rio Solimões, Rio Madeira, Rio Urubu e Rio Uatumã. Cada rio possui características próprias e grande potencial para a pesca esportiva.

Circuitos especiais de pesca na Amazônia (inclui áreas de reserva)
1. Médio Rio Negro e Rio Branco, incluindo pescaria no trecho passando por Sacaí, Santa Maria, Itaparazino, diversos lagos e lagoas marginais de água preta, Quarena e Mexedê (acima da foz do Rio Itapará), podendo chegar até o Rio Curiucu conforme o período escolhido.
2. Médio Rio Negro até Rio Caurés, com diversos lagos e igarapés do trecho;
3. Alto Rio Negro, na região do TOMAR, a pouco mais de meio caminho entre Barcelos e Santa Isabel - para este circuito é necessário contratar traslado aéreo (voo fretado) de Manaus até o  local de pesca, independente da época.

4. Rio Apuaú, no Baixo Rio Negro, incluindo áreas de reserva.
5. Rio Tapajós
6. RioTrombetas

Outros circuitos
7. Rio Solimões com diversos afluentes, incluindo igarapés e lagos de água preta;
8. Rio Amazonas;
9. Rio Madeira;
8. Rio Uatumã;
10. Rio Urubú; 
11. Rio Tapajós
12. Rio Trombetas

2. ECOTURISMO, FESTIVAIS, CÍRIOS E OUTROS EVENTOS DIVERSOS:

  • Anavilhanas, mergulho com botos, visita a aldeias indígenas, encontro das águas (apenas ecoturismo);
  • Parintins (festival anual);
  • Santarém e Alter do Chão - circuito de praias e passeios;
  • Belém do Pará;
  • Macapá;
  • Reveillon;
  • Casamentos, aniversários, festas e comemorações divesas etc.

3. NEGÓCIOS:

  • Pescarias corporativas para promoção e vendas de produtos ou premiação a colabores e ou clientes.
  • Turismo e ou pesca incluindo e ou intercalando reuniões de trabalho com atividades de lazer diversas em programação personalizada.
  • Atendemos empresas, ONGs, Missões nacionais e estrangeiras e órgãos de governos, com hospedagem fluvial e outros serviços, para apoio em diferentes segmentos: dragagens de rios; pesquisas; missões humanitárias; ações cívico-sociais; ações governamentais etc.

4. ASSESSORIA E CONSULTORIA

  • Para empreendimentos do setor: Hotéis, Pousadas, Barcos Hotéis, implantação de novos empreendimentos.
  • Para empresas que desejam promover campanhas de incentivo, internas e externas, em que o prêmio sejam pescarias e/ou passeios turísticos fluviais.
  • Para grupos de pesca que desejarem não ter trabalho algum na preparação e escolha do melhor destino para sua pesca.
  • Para Agências e Agentes de viagens.

NOSSA PRINCIPAL MISSÃO: Em linhas gerais nosso trabalho vai muito além de um simples comércio de serviços em pescaria e turismo ou transporte fluvial. Para a necessária e constante evolução na qualidade destes serviços não bastam apenas investimentos em boa infraestrutura de instalações e equipamentos. O sucesso da atividade depende de ambientes naturais mantidos preservados e de seus recursos humanos locais comprometidos com a preservação. Portanto, fomentar o negócio trazendo os turistas e pescadores aos destinos, conectando-os direta e indiretamente com as comunidades locais, permite-nos cumprir nosso papel sócio-ambiental, com geração de empregos e renda, o que por sua vez estimula ainda mais a preservação ambiental, ao que se inclui os peixes!

Diferentemente da grande maioria de operações de pesca tradicionais, os CRUZEIROS AMAZÔNICOS são especiais porque ocorrem em boa parte dos dias dentro de Áreas de Proteção Ambiental e em Áreas de Manejo Sustentável, para as quais a obtenção de licença/autorização incluiu acordos específicos e obrigações para com as comunidades locais com fins à criação de empregos e geração de renda, cumprindo-se a auto sustentabilidade desejada (e exigida) pela lei, pelas comunidades e pelos órgãos de proteção ambiental;

Como contrapartida há obrigatoriedade da Operadora em contratar mão de obra dessas comunidades (Guias de Pesca e Práticos de Navegação, e outros). Há, ainda, pagamento de diversas taxas cobradas e contribuições regulares aos Fundos locais das Associações de Moradores, e, em alguns locais também um valor fixo atribuído a cada pescador/turista atendido. 

Os Guias de Pesca, por sua vez, tornaram-se colaboradores importantes para os bons resultados nas pescarias, eis que são exímios conhecedores da região, dos peixes e dos locais de pesca. A lida com turistas é relativamente recente, ainda que promovamos capacitações regulares. A exceção à regra nas contratações ocorre somente em qualificações específicas não existentes nos locais, como é o caso de Comandante, Marinheiro de Máquinas, Barman, Garçom, Chef de cozinha, Cozinheiro(a) auxiliar, camareira, dentre outros. Estes (tripulação fixa) são de Manaus e bastante experimentados nas suas funções, que já trabalhavam há anos conosco em diversas outras operações de pesca.

E observe-se mais: a partir da prática da pesca esportiva (pesque e solte), da convivência regular com os clientes que vêm de diversas regiões do Brasil e do exterior, de culturas diferentes, estes mesmos jovens Guias de Pesca e todos os demais que se conectam com a atividade, assim tendo remuneração digna e lícita e aprendendo muito, compreenderam em definitivo a importância e necessidade da preservação ambiental constante, ao que se inclui não matar peixes que valem muito mais vivos - tornaram-se guardiões dos rios onde suas comunidades estão inseridas.