O Rio Uruguai na Argentina é reconhecidamente o local com os maiores dourados e piaparas de todo o planeta, em grande quantidade. Tem também surubins gigantes. Veja as dicas de equipamentos e tralhas, clique aqui.
BAIT CASTING CASTING / SPINNING
Varas de grafite rígidas com ação de ponta de 20 a 30 libras de potencia. Comprimento de 1,80 m a 2,10 m. Carretilhas com pelo menos 150 metros de monofilamento de 0,50mm ou multifilamento de 65 a 70 lbs de resistência (com o rio baixo e aflorações rochosas na superfície, a de 65lbs é mais recomendada). É necessário um shock tippet de aço de 60 lbs e 40 cm de comprimento com giradores e snaps de 60/80lbs.
.
USANDO ISCAS NATURAIS (Tuviras/Morenas): Anzóis 6/0, 7/0 e 8/0, empatados com cabo de aço mínimo 60 libras ou superior (30 cm de comprimento) e giradores médios.
.
ISCAS ARTIFICIAIS
Os crankbaits e minnows de bom tamanho (15 a 20 cms) para meia água e fundo dão excelentes resultados. Modelos infalíveis são os rapala x-Rap e x-Rap Magnum, shad rap, yo- zuris, entre outras. Mesmo assim as grandes artificiais de superfície, similares aos utilizados na pesca dos grandes tucunarés (walking baits, sticks, hélices, poppers, propellers, minotauro, etc) são uma alternativa muito excitante quando o rio está baixo. Um dourado de mais de 15 quilos atacando com meio corpo fora da água é uma imagem difícil de esquecer, é comum no verão. Recomendamos também iscas de fundo como jigs de pelos atados em anzóis 5/0 e 6/0 e shads de silicone. Para todas as iscas artificiais cores cítricas (laranja, Verde), prateada, dourada, e brancas funcionam muito bem.
.
PARA PIAPARA
Varas de 17lbs com pelo menos 100mts de linha 0,30mm na carretilha ou molinete. Chumbadas de 15 e 30 gramas. Anzóis de boa qualidade (gamakatsu).
.
FLY FISHING
Para a pesca dos grandes dourados, são necessárias varas rápidas para linha 9 ou 10. Os mais tradicionalistas podem utilizar varas de spey, de duas mãos e reeditar a antiga comparação entre o dourado e o salmão do atlântico. Em Salto são necessários dois distintos tipos de linhas: Uma WF floating para quando o nível do rio se encontra mais baixo e outra Sinking 300 grains para quando das bruscas variações do nível do rio. A carretilha deve ter um bom freio e uns 150 metros de backing 30 lbs. Os leaders devem ter de 5 a 7 pés, com butt de 0,60mm que permita lançar grandes moscas, e um tippet com não menos de 20 lbs, finalizado com um shock tippet de aço de 30lbs e pelo menos 15 centímetros de comprimento. É necessária uma proteção para o dedo indicador para evitar as queimaduras e cortes que as fortes corridas dos grandes dourados provocam. Uma boa quantidade de moscas também é indispensável porque estes peixes literalmente as destroem. Utilizam-se grandes streamers (15 cm a 25 cm) com cabeça muddler, olhos lastreados e de preferência em cores escuras, montados em anzóis 2/0 a 4/0, sem farpa e de primeira qualidade (Tiemco, Daichi, Owner, Hayabusa). Uma alternativa interessante é utilizar um equipamento número 7 ou 8 com linha WF floating para quando do nível do rio mais baixo (Verão), e grandes poppers para divertir-se com os exemplares medianos que se acardumam para caçar na superfície. Uma vara numero 6 também é interessante para tentar uns tiros com lachas y chalafotes, duas espécies menores, porém muito esportivas que abundam as águas abaixo da barragem.
.
Acessórios: Alicate afiado, chapéus, óculos polarizados, filtro de proteção solar e equipamento fotográfico.
.
ROUPAS, AGASALHOS E OUTROS
De Novembro a Abril: As roupas devem ser leves: Camisas Ventiladas para climas quentes e calças de secagem rápida e jaqueta impermeável. De Maio a Outubro: Alem das citadas acima se faz necessário acrescentar um abrigo, casaco corta-vento e luvas.
...
...
Dica quente: Venha pescar ou passear na Amazônia. O iate Amazônia, com 14 suítes, oferece pescarias de alto nível e muito conforto em diversos rios da região Norte, partindo de Manaus entre setembro e novembro, e de Santarém de dezembro a agosto. Nem precisa trazer tralhas e equipamentos, tem disponível no iate para locação. Indicado também para turismo, eventos e cruzeiros, proporciona contato com a natureza e comunidades ribeirinhas nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará e Amapá. É o maior, o mais robusto e mais completo de sua categoria para pesca esportiva, com casco duplo reforçado, dois propulsores e calado baixo de 1,10m, permitindo navegação tanto em águas rasas como em áreas turbulentas e profundas. Comodidade, Segurança e Sustentabilidade acima de tudo.